Técnico em segurança do trabalho: SIPAT pode ser um diferencial

O técnico em segurança do trabalho no Brasil possui formação de nível médio com amplo conhecimento sobre as questões de segurança no ambiente do trabalho, e capacidade para elaborar e implementar as políticas definidas para as empresas.

Estes profissionais são os responsáveis também, por fiscalizar o ambiente, desenvolver práticas educativas sobre questões de segurança e saúde, investigar acidentes, auxiliar na implementação de novas tecnologias e, fazer recomendações preventivas entre outras atividades essenciais.

tecnico-em-seguranca-do-trabalho-SIPAT-pode-ser-um-diferencial

Técnico em segurança do trabalho

Para formalizar esta ação e criar uma conscientização maior sobre os riscos e benefícios da segurança no trabalho, é obrigatório que as empresas se comprometam a realizar um evento anual chamado Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, ou SIPAT como é mais conhecido.

Como o próprio nome já diz, este evento deve ter duração mínima de pelo menos uma semana, e deve acontecer durante o expediente dos funcionários na empresa, como consta na NR 05 (norma regulamentadora) que é responsável por determinar os procedimentos desta ação.

O técnico em segurança do trabalho que possui conhecimento e capacidade para organizar a SIPAT, se destaca com um diferencial que o coloca em um nível superior de competitividade em relação aos demais candidatos. Em tempos de crise, é preciso levar em conta que alcança melhores resultados o profissional mais bem preparado.

Segundo Rafael Lobo que é sócio-diretor da empresa Conceito Zen, especializada em ações para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, por mais que a organização da SIPAT não seja obrigação do técnico de segurança no trabalho, este profissional é um dos mais capacitados para ser membro da comissão que organiza o evento e muitas empresas hoje em dia já valorizam o profissional que possui experiência anterior em organização de uma SIPAT.

O que é a SIPAT

A SIPAT é um evento anual obrigatório que deve ser promovido pelas empresas e indústrias em geral para a conscientização e prevenção dos riscos de acidentes no trabalho e promoção de práticas de saúde. Neste evento são promovidos jogos, palestras, teatros, gincanas e brincadeiras educativas relacionadas ao tema escolhido pelo profissional responsável. Não há um tema específico e único para ser abordado neste evento.

tecnico-1

Rafael, que também realiza palestras neste evento, complementa que a escolha do tema para um evento como a SIPAT deve ser relevante e possuir um objetivo, de preferência aquele que venha solucionar algum problema comportamental na empresa, como os relacionados a vícios em bebidas, drogas, ou cigarros, por exemplo, mas também abordar temas que são atuais, é o caso da dengue, Zika vírus e chikungunya.

A SIPAT além da obrigação

Algumas empresas abrem pelo menos um dia selecionado para a realização do evento para as famílias dos trabalhadores, visando estimular a presença de todos e tornar a experiência mais agradável, o que gera um relacionamento maior de união entre empresa e funcionários.

Este pode ser um dia divertido e animado para todos. Os filhos que visitam o local de trabalho dos pais em um dia como este, adquirem consciência sobre os riscos de acidentes nos locais de trabalho e voltam para casa orgulhosos, um estímulo para o bom desempenho do trabalhador.

enviar-curriculo

Add Comment