Perguntas que São Feitas na Entrevista de Emprego

Entrevista de emprego é o primeiro contato entre trabalhador e empregado. Impressionar não é uma opção, em especial quando em muitos casos as perguntas que são feitas na entrevista de emprego podem fazer o candidato escorregar nas informações. Para ajudar a se sair bem neste contato é importante estar o mais preparado possível, e saber algumas perguntas que são feitas na entrevista de emprego pode ajudar. 

Perguntas que São Feitas na Entrevista de Emprego

Perguntas que São Feitas na Entrevista de Emprego

Perguntas que São Feitas na Entrevista de Emprego

As entrevistas para vagas de emprego nem sempre são iguais, mas tendem a seguir um padrão de perguntas. Muitas das perguntas que são feitas na entrevista de emprego são pessoais sobre como seria o seu comportamento na empresa, como:

  • Como você lida com autoridades?
  • Você sabe trabalhar sob pressão? 
  • Quais seus pontos fortes e fracos?
  • Com que tipo de pessoa você prefere trabalhar?

Esse tipo de pergunta do entrevistador não é uma prévia da rotina de trabalho. Quer apenas avaliar o quanto o candidato sabe lidar com situações difíceis, se possui pensamentos rápidos e sabe lidar com a hierarquia mesmo em situações complexas. É apenas uma situação hipotética. 

emprego-2

Perguntas Sobre o Emprego Anterior

Questões sobre comportamento em empresas as quais já atuou estão sempre presentes em perguntas que são feitas na entrevista de emprego. O mais importante é: jamais fale mal de outras empresas ou chefes anteriores. Não é uma atitude ética e perde pontos na avaliação atual. Alguns exemplos são:

  • Você já teve problemas com seu chefe anterior?
  • Já foi demitido por justa causa? Qual o motivo?

Esconder a verdade não é agradável porque o entrevistador pode ligar para a sua empresa anterior e buscar as informações.

Apenas tente tornar a resposta a mais suave possível. Brigas com o chefe podem ser modificadas para “diversidade de pensamento” e ter problemas com a cheia pode ser apenas “entraves em métodos de trabalho”.

entrevista-de-emprego-3

Perguntas Pessoais Feitas nas Entrevista 

Outras das perguntas que são feitas em entrevista de emprego bem corriqueiras são:

  • Por que você escolheu esta profissão?
  • Como você gosta de trabalhar?
  • Qual seu tipo de ambiente de trabalho atual?
  • Você sabe trabalhar em equipe?

Estas são boas oportunidades de falar mais de si destacando as qualidades. Atenção para não se estender nas respostas e abusar de elogios para não ser considerado narcisista.

entrevista-de-emprego-2

Perguntas Sobre sua Experiência Profissional

São comuns questionamentos sobre curto período de tempo em uma função, como experiência com carteira assinada de apenas 30 dias. Nestes casos o melhor é associar a um problema pessoal de compreensão de todos.

Passou apenas um mês no último emprego? A resposta: “precisei me ausentar por doença em parentes próximos”. Ou “mudança de endereço”. 

Outros pontos a serem avaliados em perguntas que são feitas na entrevista de emprego são experiências fora de sua área. “Por que trabalhou em uma lanchonete quando é engenheiro?”

Neste tipo de situação a resposta mais simples é a mais lógica e a melhor: “o mercado em minha área não era dos melhores e não poderia ficar sem renda”. Sinceridade sempre conta pontos positivos em entrevistas para vagas.

emprego

Perguntas na Entrevista de Emprego sobre Salário

Muitos empregadores questionam sobre o salário pretendido. Deve-se responder essa entre as perguntas que são feitas na entrevista de emprego?

Sim, é uma forma de avaliar seu trabalho e a função. Mas a resposta deve ser bem avaliadas. Salário alto demais significa soberba e pode inibir o empregador por não conseguir pagar. Se você acha que vale tanto e ele não pode pagar, por que te contratar?

Em contrapartida a ideia de um salário baixo demais mostra desinformação sobre o mercado e uma não valorização do seu trabalho. Na dúvida o melhor é fazer uma pesquisa sobre a base salarial de sua função de acordo com mercado local. Caso seja possível avalie quanto ganha o profissional com a mesma função na empresa. 

entrevista-de-emprego-3

Dicas para se sair bem em entrevista de emprego

Não existe regra para se sair bem em uma entrevista de emprego. Mas é preciso seguir algumas diretrizes constantemente avaliadas pelos recrutadores.

Sinais como nervosismo são normais, mas em excesso podem significar insegurança e isso não é um ponto positivo em entrevistas. O trabalhador deve estar seguro de saber executar a função e não se intimidar demais diante de desafios. 

O vestuário é outro ponto extremamente importante. Quanto menos cores na roupa melhor, sempre em traje social quando possível. Aos homens o terno não é crucial, mas camisa manga comprida e bem passada é importante. Mulheres devem abandonar o decote e transparência e optar por um look comportado e formal.

 

enviar-curriculo

Add Comment