Objetivos para Currículos: Novos Modelos!

Veja como fazer seu objetivo profissional, de forma simples e fácil e garantir sua posição no mercado

De todas as dificuldades existentes no momento de começar o currículo, a maior de todas é, sem dúvida, os objetivos para currículos, já que muitos não têm ideia do que querem ou por que estão se candidatando a um determinado cargo em alguma empresa.

A palavra de ordem, neste caso, é planejamento de carreira.

Vamos falar um pouco do que é o planejamento de carreira, como ele pode te ajudar a escolher as vagas nas quais você se candidatará e como preencher os objetivos para currículos com mais facilidade.

objetivo para curriculum

Objetivos para Currículos

Objetivos para currículos é parte de algo maior.

Esta frase define a razão de você precisar de um planejamento de carreira, pois somente assim você sairá do círculo vicioso de pular de emprego em emprego, sem nunca se satisfazer com o que está fazendo.

Antes de planejar sua carreira, entretanto, é fundamental conhecer suas aptidões, fraquezas e acima de tudo, qual tipo de rotina de trabalho você deseja. É altamente recomendável fazer testes vocacionais para compreender o que você deseja de verdade. Outro detalhe importante é que experiência de mercado é, hoje em dia, tão importante quanto o suas qualificações acadêmicas. Ou seja, é importante estudar, mas também é importante buscar uma chance no mercado, mesmo que totalmente fora da sua área, pois a realidade do mercado, exceto em casos bem específicos, não muda tanto de uma área para outra.

Depois de analisar tudo isto, você estará mais próximo de responder as duas perguntas mais importantes para definir os seus objetivos para currículos:

Como está sua carreira no presente momento? : O momento em que você está em sua carreira é extremamente importante para definir qual o próximo caso. Análise todo seu histórico, veja em que você evoluiu e no que não. Seu salário aumentou? Você vem trabalhando a mesma quantidade de horas? Trabalha de fim de semana? Compreendendo isto você consegue presumir qual seria o próximo passo para sua evolução profissional. É importante pensar em termos realistas, já que você colocará esta posição como proposta para seus futuros contratadores.

Aonde você quer chegar como profissional? E como chegará lá: esta é a parte mais complicada, mas fique tranqüilo, já que este plano pode ser mudado com o passar dos anos e das experiências de trabalho, mas é mais importante ter um plano que pode ser mudado do que não ter plano algum. Faça um plano realista e pense em metas para si mesmo, como “alcançar a gerência”. Caso você cumpra ou não estas metas, você terá maior compreensão de como sua carreira se desenvolverá.

Com este plano em mente fica muito mais fácil entender para quais vagas você vai se candidatar, e por que.

Alguns exemplos Objetivos para Currículos

Agora que explicamos um pouco sobre o planejamento de carreiras, vamos dar alguns exemplos de como usar estes objetivos para tornar seu currículo ainda mais interessante.

O importante é ser realista e demonstrar qual é seu foco motivacional, pois muitas vezes a empresas não são capazes de compreender como recompensar adequadamente os funcionários. Cada pessoa é motivada por coisas diferentes e em diferentes proporções, compreender e demonstrar quais são seus fatores motivacionais é muito importante para entender qual a vaga ideal para você. Acompanhe os exemplos de objetivos para currículos :

Você é um jovem profissional, recém saído do segundo grau, que ainda não decidiu qual faculdade decidirá fazer, mas quer/precisa trabalhar: “Meu objetivo profissional é obter mais conhecimento do mercado de trabalho, desempenhando as funções a mim designadas com determinação e muito esforço, compensando, de certa forma, a minha presente falta de experiência.” Caso você queria ou já esteja fazendo um curso relacionado a uma determinada área que está dentro do escopo da empresa, use isto a seu favor, mesmo que a vaga seja para outro departamento, a empresa prefere promover e realocar colaboradores já inseridos na rotina da empresa do que contratá-los do mercado e ter de treiná-los.

Você precisa da vaga para honrar suas despesas mensais e continuar com determinado projeto: Trabalhar por dinheiro não faz de você um profissional menos motivado, pelo contrário, se você procura vagas no ramo de vendas, se não houver este interesse pela remuneração, você não se dedicará a vender da mesma forma que alguém com mais ambição: “Meu objetivo ao me candidatar a esta vaga e manter meus compromissos financeiros em dia, oferecendo a empresa que me contratar a garantia do cumprimento de minhas funções e dos regulamentos internos da empresa de forma eficiente e pró-ativa.

Não perca, falaremos mais sobre o planejamento de carreira e muito mais em nossos próximos posts. Espero que tenha sorte na hora de fazer seu objetivo profissional e conseguir o emprego! Até mais!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

enviar-curriculo

One Response

  1. yasmim campos buena

Add Comment