Cursos técnicos gratuitos – Oportunidades imperdíveis!

Quem não quer se dar bem na vida, ter um bom emprego, estabilidade nas finanças e uma condição tranquila não é? Engana-se quem acha que isso tudo vem fácil, é preciso muito esforço e dedicação. O mercado de trabalho atualmente exige muita qualificação, e profissional com um nível de ensino especializado tem, com certeza, mais destaque. Infelizmente, um curso superior muitas vezes é muito caro, e é por isso que muitas empresas escolhem e valorizam profissionais técnicos.

O que é um curso técnico?

O ensino técnico é um tipo de curso, em que a pessoa se especializa em determinada atividade de atuação no mercado. Atualmente, há diferentes tipos de cursos técnicos, para áreas bem distintas de atuação. Existem cursos técnicos industriais, cursos técnicos especializado em bens e serviços, enfim, cursos para todos os gostos.

Custos de um curso técnico

Obviamente, um curso técnico é mais barato que um curso de ensino superior, mas também tem um certo preço de investimento que, por vezes, se torna um custo impossível de pagar. Pensando nisso, e afim de gerar melhoria em setores de emprego, é que o governo federal lançou alguns programas educacionais que auxiliam alunos que estão na busca pelo conhecimento técnico. São estes programas o Sisutec e o Pronatec.

460

Programas de auxílio em curso técnico – Sisutec e Pronatec

O Sisutec e o Pronatec são programas do governo federal que auxiliam na inserção de jovens no mercado de trabalho através de vagas totalmente gratuitas em cursos de nível técnico. A diferença entre o Sisutec e o Pronatec é que, para o Sisutec o aluno deverá ter realizado a prova do Enem e para o Pronatec não. O Pronatec também não oferece cursos técnicos apenas, mas também cursos profissionalizantes. Os cursos profissionalizantes são cursos mais básicos, que vão tornar a pessoa uma profissional em determinado serviço. Os cursos profissionalizantes são geralmente mais baratos, rápidos, e a idade para a iniciação no curso é menor, bem como a escolaridade, visto que um curso técnico exige com que a pessoas esteja cursando ou, muitas vezes, já ter concluído o ensino médio. O Pronatec é, muitas vezes, uma maneira de ingressar em cursos pelo Sisutec.

Veja mais abaixo sobre estes dois programas de incentivo ao ensino técnico:

Cursos Gratuitos Sisutec

O Sisutec é o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos. Este sistema oferece vagas totalmente gratuitas em cursos técnicos em diferentes escolas de todo o país. As inscrições para o Sisutec acontecem duas vezes no ano, e para se inscrever o aluno deverá ter realizado a prova do Enem no ano anterior e possuir uma nota mínima, chamada nota de corte. Além disso, o aluno deverá ter concluído o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral da rede privada de ensino. O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos de diversas instituições, como o Senai e o Senac. Para se inscrever, o aluno deve acessar a página oficial do Sisutec e ter em mãos seu número de inscrição no Enem.

Cursos Gratuitos Pronatec

Os cursos oferecidos pelo Pronatec podem ser cursos técnicos ou profissionalizantes. As inscrições para o Pronatec são um pouco diferentes. Elas são realizadas na própria instituição que oferece o curso e, consequentemente, são abertas em datas determinadas pela instituição.

Gostou das dicas? Oportunidades de se qualificar no mercado de trabalho é o que não faltam.

enviar-curriculo

Add Comment