10 Dicas de Como se Comportar na Entrevista de Emprego

O seu comportamento pode ser um dos aspectos de maior peso na etapa final de uma seleção e, por isso, é importante saber como se comportar na entrevista de emprego. Quer conferir 10 dicas incríveis de como se comportar na entrevista de emprego? É só conferir nosso post de hoje.

1

Como se Comportar na Entrevista de Emprego

Se você chegou até a etapa presencial, é sinal que já passou por uma primeira seleção, mas não deve achar que o jogo está ganho. Algumas dicas de como se comportar na entrevista de emprego poderão determinar seu sucesso ou seu fracasso.

Para que você se saiba bem nessa etapa, é necessário respirar fundo, estar preparado para responder qualquer tipo de pergunta sobre você e sua vida profissional e saber como se comportar na entrevista de emprego.

As 10 melhores dicas de como se comportar na entrevista de emprego

1. Para demostrar autoconfiança, olhe sempre nos olhos do seu entrevistador, principalmente na hora de responder as perguntas feitas e na hora de ouvi-lo.

2. Quando estiver sendo entrevistado, dirija-se ao seu entrevistador chamando-o sempre pelo nome. Isso demonstra atenção e cuidado. Caso você não saiba a maneira certa de pronunciar, pergunte à secretária ou peça para ele mesmo repetir.

3

3. Respeito é bom e todo mundo gosta, portanto, seja pontual! Demonstre que você valoriza o tempo de seu entrevistador assim como valoriza o seu. Imprevistos sempre podem acontecer, portanto, esteja preparado e avise com a maior antecedência possível caso algo o impeça de chegar na hora combinada.

4. Sua postura dirá muito sobre você, afinal, nosso corpo fala. Isso é chamado de linguagem corporal. Tente parecer acomodado e confortável, evitando agir como um robô que calcula todos os movimentos. Essa é outra forma de transmitir autoconfiança e bom controle emocional.

5. Deixe as mentias em casa. Essa parece uma dica óbvia, mas muitos candidatos cometem o erro de mentir. Não faça isso. Se você for contratado e não puder cumprir com o que prometeu por não ter conhecimento no assunto, será demitido antes do que imagina.

6. Se você estiver nervoso, tente não demonstrar. Caso o entrevistador pergunte, você pode dizer que está apenas um pouco, como em qualquer situação onde somos avaliados, mas não fique falando sobre o assunto e não pense que essa é uma desculpa para que você ignore todas as outras dicas.

2

7. Quem deve conduzir a conversa é o entrevistador, afinal, é você quem está sendo avaliado, mas você deve sempre demonstrar que está preparado e aberto. Mantenha sempre a calma diante das conversas e responda-as com objetividade e segurança.

8. Não caia na armadilha do debate desnecessário. Se, em algum momento, você sentir vontade de impor sua opinião como se estivesse discutindo sobre futebol ou política com os amigos, contenha-se. Você deve mostrar sua posição e sua opinião de forma gentil e com classe. É muito possível que o entrevistador esteja apenas testando o seu temperamento e o seu autocontrole.

9. Não pergunte sobre benefícios ou salários – deixe que o próprio entrevistador mencione isso. É inteligente fazer perguntas no final da entrevista caso sejam pertinentes ao cargo que você está concorrendo, mas deixe as perguntas que demonstram insegurança fora da conversa, como “eu fui bem?” ou “você vai me ligar se eu passar, né?”

10. Sua postura será avaliada o tempo todo. Na hora de se despedir, agradeça ao entrevistador pela oportunidade e reafirme seu desejo em fazer parte da equipe para colaborar com o crescimento da empresa e crescer também. Seja educado, firme e humilde.

enviar-curriculo

Add Comment